segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Concretismo

 Concretismo

 O movimento de renovação da linguagem, desencadeado nos primeiros momentos do Modernismo, atingiu um de seus pontos mais altos com o Concretismo.
 Na década de 50 surgiu a revista Noigandres, apresentando um movimento poético inovador chamado Concretismo, com Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari sendo seus fundadores e principais representantes.
 Movimento relacionado também com as artes plásticas e com a música, o Concretismo propõe uma poesia não linear ou discursiva mas espacial. Decretando o fim do verso e abolindo a sintaxe tradicional, os concretistas procuravam elaborar novas formas de comunicação poética em que predomine o visual, concordando com as transformações ocorridas na vida moderna, em virtude da influência dos meios de comunicação de massa.
 Nesse sentido, o Concretismo procura explorar basicamente os significantes, isto é, o aspecto material dos signos, jogando com as formas, cores, decomposição e montagem das palavras etc., criando estruturas que se relacionem visualmente.
 Segundo Décio Pignatari: "a importância do olho na comunicação mais rápida: desde os anúncios luminosos até as histórias em quadrinhos a necessidade do movimento a estrutura dinâmica o ideograma como ideia básica."
 Além da revista Noigandres, a revista Invenção também serviu de divulgadora das ideias do Concretismo, que contou com a participação de José Lino Grünewald, José Paulo Paes, Pedro Xisto, Ronaldo Azeredo, Wladimir Dias Pinto e outros.

 Texto:                 COCA-COLA

 BEBA                     COCA          COLA
 BABE                                          COLA
 BEBA                     COCA
 BABE                     COLA           CACO
 CACO
 COLA
                  C L O A C A
                                        
                                                                                       (Décio Pignatari)

 Este é um dos textos concretos mais conhecidos por sua hábil estruturação e pelo resultado - a antipropaganda - obtido pelo autor.
 Partindo do slogan "Beba Coca-cola", observe que o autor procedeu a uma desmontagem dessas palavras, permutando fonemas e compondo novas palavras, que se opõem à ideia inicial. Observe:
                
                          BEBA = BABE
                          COCA = CACO
                          BEBA COCA = BABE COLA, BABE COLA CACO

 Por esse processo de desmontagem e remontagem, o autor como que extrai, da aparência das palavras, o seu significado mais profundo, relevando o que há por trás do slogan. E tudo resulta na palavra final: cloaca, que quer dizer esgoto. Observe, ainda que cloaca é composta dos fonemas que estão presentes em coca e cola.
 Por outro lado, a utilização do espaço é importante, pois, em primeiro lugar, "vemos" o poema e fazemos uma "leitura" em vários sentidos (verticalmente ou horizontalmente).

 Outro exemplo de poesia concretista:

 VVVVVVVVVV
 VVVVVVVVVE
 VVVVVVVVEL
 VVVVVVVELO
 VVVVVVELOC
 VVVVVELOCI
 VVVVELOCID
 VVVELOCIDA
 VVELOCIDAD
 VELOCIDADE

                                                                                                      (Ronaldo Azeredo)

 Poema Terra de Décio Pignatari:

 ra terra ter
 rat erra ter
 rate rra ter
 rater ra ter
 raterr a ter
 raterra terr
 araterra ter
 raraterra te
 rraraterra t
 erraraterra
 terraraterra



                        
                 




0 comentários:

Postar um comentário