quinta-feira, 24 de março de 2011

Conto

 Conto - O conto é definido como uma narrativa em prosa, de pequena extensão. Não podemos reconhecer um conto a partir do número de páginas em que se enquadra numa história. Por ser um tipo de narrativa voltada para objetivos bem determinados, a sua forma acompanhará o conjunto dos elementos específicos a esse tipo de narrativa. A chave para o entendimento do conto como gênero está na concentração de sua trama. O conto geralmente trata de uma determinada situação e não de várias, e acompanha sem pausas, pois seu objetivo é levar o leitor ao desfecho, que coincide com o clímax da história, com o máximo de tensão e o mínimo de descrições. Essa forma narrativa possui as suas próprias leis internas, que a singularizam diante das outras formas narrativas. O tempo e o espaço geralmente são reduzidos ao mínimo indispensável para elaboração da trama, assim como são poucos os protagonistas.
 Para se estabelecerem os princípios gerais que regem o conto, é necessário considerá-lo em relação com o seu meio, com a situação na qual é criado e na qual ele vive.
 O conto é um gênero narrativo extremamente vigoroso e oferece várias possibilidades de expansão. Podemos considerar uma forma promissora, é um tipo de leitura mais rápida, concentra em poucas páginas toda a riqueza da arte literária narrativa.

 Enredo do conto "A Cartomante" Machado de Assis

 Tema: Triângulo amoroso. Os amigos de infância Camilo e Vilela reencontram-se depois de muitos anos de distância, Vilela casou-se com Rita que mais tarde foi apresentada ao Camilo.
 Rita, mulher ingênua, havia consultado uma cartomante, achando que seu amante, Camilo deixara de amá-la, já que não visitava mais sua casa. Mas na realidade foi um mal-entendido, fez-se um flashback que explica como começou tal relação. A amizade entre os dois amigos estreita a intimidade entre Camilo e Rita, principalmente depois da morte da mãe dele. Quando sente atração pela mulher do amigo tenta evitar, mas deixa ser seduzido. Até que um dia recebe uma carta anônima, que deixava evidente a relação dele com a mulher do amigo. Temeroso, resolve evitar frequentar a casa de Vilela, deixando Rita preocupada.
 A cartomante: A situação leva Rita a consultar uma cartomante, que prevê alegrias e bem-aventuranças. A cartomante está caracterizada como uma charlatã, ludibriando as pessoas que vão consultá-la, Rita crê que a cartomante vai resolver todos os seus problemas e angústias, Camilo, quando está prestes a ser desmascarado, num momento de desespero, recorre a mesma cartomante, que por sua vez o ilude. A mulher usa de metáforas e frases de efeito, parecendo uma mulher sábia. Antes de ir ao consultório, Camilo recebeu um bilhete do amigo Vilela com a mensagem: "vem já, já" mas o receio que ele tinha de ir à casa do amigo acabou pois a cartomante havia dito para Camilo que o futuro dele seria de felicidade no relacionamento com Rita, e foi para a casa de Vilela confiante. Assim que foi recebido, pôde ver pela porta, que lhe foi aberta, o rosto desfigurado de raiva de Vilela e o corpo de Rita sobre o sofá. Foi morto pelo amigo de infância, que já sabendo da traição da esposa já estava o esperando com a arma em punho.
A cartomante
  •  Foco narrativo: 3° pesssoa, presença onisciente do autor (conhece todos os aspectos da história e suas personagens), este recurso dinamiza o conto, acentua os momentos dramáticos do conto e fortalece o seu epílogo.
  • Estilo "Machadiano": Crítica humorada e irônica das situações humanas, das relações das personagens e seus padrões de comportamento. Análise profunda da psicologia humana (personagens imprevisíveis, contradições humanas, o conflito em ingenuidade x malícia e sinceridade x hipocrisia). 
  • Visão pessimista da vida, onde não existe final feliz.
  • Metalinguagem: A história tem muitas conversas, o narrador dinamiza o conto e transforma o leitor em participante do enredo.
  • 4 personagens principais: Vilela, Camilo, Rita e a cartomante, a morte da mãe de Camilo(personagem secundária) foi importante no enredo da história.
Machado de Assis





0 comentários:

Postar um comentário