terça-feira, 13 de julho de 2010

Quinhentismo

Quinhentismo é uma denominação genérica de todas as manifestações literárias ocorridas no brasil durante o século XVI. Não era literatura do Brasil e sim no brasil que denotava ambições dos europeus(ouro, prata, madeira, ferro).
No Quinhentismo o que demonstrava era o memento histórico, que abrangia uma literatura informativa e literatura dos jesuítas, como principais manifestações literárias do século XVI.
Literatura Informativa (Literatura dos viajantes)- Literatura descritiva sem grande valor literário, era empenhada em fazer um levantamento da terra nova, fauna e sua gente.
"Águas são muitas; infindas.E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveita, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem. Porém o melhor fruto, que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar."
(Carta de Caminha).
Literatura dos jesuítas- Principal preocupação dos jesuítas era o trabalho da catequese, objetivo que determinou toda sua produção literária, tanto na poesia quanto no teatro.
José de Anchieta- Anchieta deixou uma grande herança literária: a primeira gramática tupi-guarani, várias poesias no estilo do verso medieval e diversos autos, seguindo o modelo deixado pelo poeta português Gil Vicente, que agregava à moral religiosa católica, os costumes indígenas, sempre com a preocupação de caracterizar os extremos, como o bem e o mal.

"Teme a Deus, juiz tremendo,
Que em má hora te socorra,
em Jesus tão só vivendo,
pois deu sua vida morrendo
para que tua morte morra."
(Auto de São Lourenço, pe.José de Anchieta)

 O poema na areia

 Padre José de Anchieta escrevia poemas na areia, pois era mais fácil para memorizá-los; não havia papel, tinta e caneta.

0 comentários:

Postar um comentário